Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Estevão José da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Rodrigo de Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:40:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:40:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54145 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Estevão José da Silva Barbosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise de elementos do Direito Ambiental para a resolução de conflitos ambientais nos espaços urbanos, tendo como caso concreto a cidade de Santo Antônio do Tauá, Estado do Pará. Para fins de análise de um caso concreto, escolheu-se o espaço urbano de uma pequena cidade, o que se pretende ser não somente uma contribuição para a discussão no temário ambiental pelas ciências jurídicas; mas, também, para o entendimento do processo de urbanização na Amazônia. Mais especificamente, nesta pesquisa se buscou entender, pela ótica do Direito Ambiental, os conflitos que emergem das dinâmicas de produção do ambiente das cidades pelos agentes e pelos grupos sociais. Na primeira parte do texto, são apresentados os materiais e métodos desta pesquisa, a qual, conforme dito, teve um enfoque interdisciplinar. Fez-se a revisão teórico-conceitual sobre a cidade, sustentabilidade e Direito Ambiental, extraindo deste último os seus princípios fundamentais. A seguir, nos resultados e discussões, a análise se aproxima da legislação municipal, conforme ela é capaz de ser aplicada à resolução de conflitos ambientais na área de estudo. A análise dos conflitos ambientais na cidade de Santo Antônio do Tauá teve como guia as três vertentes do desenvolvimento sustentável: crescimento (socio)econômico, preservação ambiental e equidade social. Neste sentido, a matriz dos conflitos, conforme a resolução deles pode estar ou não posta nas normas do Direito Ambiental, pode estar nas questões propriamente mais ecológicas, ou pode envolver diretamente divergências entre os agentes e os grupos sociais em disputa por recursos. Palavras-chave: Direito Ambiental. Conflitos ambientais. Amazônia. Estado do Pará. Cidade de Santo Antônio do Tauá. | - |
Formato: dc.format | 52f. : il., grafs., tab. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urbanizaçao - Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito ambiental | - |
Título: dc.title | Conflitos ambientais em Santo Antônio do Tauá (PA) : considerações a partir do Direito Ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: