Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padilha Junior, João Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Gurski, Bruno César | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Aline Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:32:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:32:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54127 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54127 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. D. Sc. João Batista Padilha Jr. | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador : Prof. M. Sc. Bruno César Gurski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de MBA de Gestão do Agronegócio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A assistência técnica e extensão rural (ATER) tem vivenciado constantes desdobramentos nos últimos anos no Brasil, tanto no campo das discussões acadêmicas como na delimitação dos agentes protagonistas no processo de aprendizado e execução das práticas agrícolas. No interior desse cenário, é importante analisar o Projeto Grãos, Centro-Sul de Feijão e Milho, nos seus relatórios de trabalho realizados pela EMATER-PR, para apontar os atores sociais que participaram do projeto e suas características, observando os limites e resistências gerados no interior do processo. Discutindo o papel da assistência técnica na melhoria das práticas rurais dos pequenos produtores de feijão e milho no sul do Paraná. Descrevendo os resultados obtidos nas unidades demonstrativas integrantes do projeto e as práticas de produção adotadas e que foram orientadas pelo corpo técnico. E assim finalmente elencar os benefícios gerados para os produtores com a utilização dessas práticas. Para se chegar a esses resultados usou-se de uma perspectiva metodológica mais abrangente que teve em seu núcleo a preocupação de se perceber os diferentes atores sociais participantes das práticas agrícolas. Para isso, utilizou-se o método descritivo baseado em pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos com a análise das unidades demonstrativas possibilitaram perceber algumas facetas dessa relação entre produtores rurais e agentes técnicos, assim como ficou perceptível a existência de problemas no interior do processo de transferência de tecnologias para as pequenas propriedades rurais. Em muitos casos essa transferência não ocorreu de maneira efetiva e completa, embora os resultados tenham sido, em sua maioria, positivos. | - |
Formato: dc.format | 23 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura - Assistencia tecnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pequenos produtores | - |
Título: dc.title | Participação da assistência técnica no repasse de tecnologia ao pequeno produtor rural de feijão e milho no sul do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: