A face política da coordenação pedagógica e as relações de poder na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alessandra Farias Lima Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:43:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:43:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54123-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54123-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O artigo problematiza a face política da coordenação pedagógica no âmbito da escola pública do Paraná, focalizando as relações de poder que perpassam e são perpassadas por esse segmento escolar. O problema da pesquisa consiste em compreender como o pedagogo percebe as relações de poder na escola. A teoria social de Pierre Bourdieu, seus conceitos de campo do poder e poder simbólico forneceu os elementos de pensamentos para a compreensão da problemática. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da técnica de Análise Crítica do discurso, e revelou que o modo como o pedagogo encara a face política da sua função influência o tipo de trabalho pedagógico que se realiza na escola.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleA face política da coordenação pedagógica e as relações de poder na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.