Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alessandra Farias Lima Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54123 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54123 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O artigo problematiza a face política da coordenação pedagógica no âmbito da escola pública do Paraná, focalizando as relações de poder que perpassam e são perpassadas por esse segmento escolar. O problema da pesquisa consiste em compreender como o pedagogo percebe as relações de poder na escola. A teoria social de Pierre Bourdieu, seus conceitos de campo do poder e poder simbólico forneceu os elementos de pensamentos para a compreensão da problemática. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da técnica de Análise Crítica do discurso, e revelou que o modo como o pedagogo encara a face política da sua função influência o tipo de trabalho pedagógico que se realiza na escola. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | A face política da coordenação pedagógica e as relações de poder na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: