Avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBranco, Alessandra Batista de Godoi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54122-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54122-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho objetivou pesquisar a avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná, com estudo e análise da Portaria IFPR 120/2009 que estabelece a prática avaliativa da instituição. Com método qualitativo e prática análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin (1977), buscou-se estudar o documento embasado em revisão de literatura dos autores Luckesi (1996 e 2008), Perrenoud (1999) e Vasconcellos (2009 e 2010), de forma a aprofundar e relacionar os pressupostos com a prática avaliativa escolar. Foi possível identificar que o documento institucional estabelece práticas avaliativas condizentes, que almejam uma prática coerente, com vistas à aprendizagem, a replanejamento, a retomadas e superação de dificuldades. Com o estudo, foi possível verificar que outros fatores podem influenciar na prática avaliativa, os quais são importantes serem analisados e estudados em cada realidade. No que tange a reprovação e evasão escolar, é preciso compreender os principais fatores internos e externos que cooperam para que haja resultados insatisfatórios e, com base nestes, buscar alternativas, planejamentos e metas construídas coletivamente com vistas à sua superação.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleAvaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná-
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