Reflexões para um novo ensino de jornalismo na UFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMessagi Júnior, Mário, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54118-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mario Messagi Júnior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo investigar quais os principais desafios pedagógicos que o curso de Comunicação Social da UFPR precisa superar na elaboração de um novo projeto de ensino de jornalismo. O currículo atual do curso data do ano 2000 e em breve passará por uma reformulação, tendo em visto as recomendações das Novas Diretrizes do Curso de Jornalismo (NDJ), criada em 2009 pelo MEC através de uma comissão de especialistas. Em nossa pesquisa, traçamos um histórico sobre o ensino de jornalismo no Brasil e levantamos os principais problemas pedagógicos enfrentados ao longo dos anos. Em seguida, analisamos alguns aspectos do ensino da UFPR, como estágio, TCC e ensino, pesquisa e extensão e as recomendações da NDJ quanto a esses e outros temas. Nossa conclusão é que o ensino da UFPR precisa superar, principalmente, a dicotomia entre teoria e prática, melhorar a formação para o uso das novas tecnologias e aprimorar a tese da flexibilização curricular, que teve como consequência negativa o alto número de disciplinas optativas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleReflexões para um novo ensino de jornalismo na UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.