
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Felipe de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54118 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54118 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mario Messagi Júnior | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar quais os principais desafios pedagógicos que o curso de Comunicação Social da UFPR precisa superar na elaboração de um novo projeto de ensino de jornalismo. O currículo atual do curso data do ano 2000 e em breve passará por uma reformulação, tendo em visto as recomendações das Novas Diretrizes do Curso de Jornalismo (NDJ), criada em 2009 pelo MEC através de uma comissão de especialistas. Em nossa pesquisa, traçamos um histórico sobre o ensino de jornalismo no Brasil e levantamos os principais problemas pedagógicos enfrentados ao longo dos anos. Em seguida, analisamos alguns aspectos do ensino da UFPR, como estágio, TCC e ensino, pesquisa e extensão e as recomendações da NDJ quanto a esses e outros temas. Nossa conclusão é que o ensino da UFPR precisa superar, principalmente, a dicotomia entre teoria e prática, melhorar a formação para o uso das novas tecnologias e aprimorar a tese da flexibilização curricular, que teve como consequência negativa o alto número de disciplinas optativas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Reflexões para um novo ensino de jornalismo na UFPR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: