Coordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Janice Mendes da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMattos, Alcinéia Isabel Maciel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54114-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Janice Mendes da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta as relações que se estabelecem entre a coordenação pedagógica e a direção escolar e suas ações pedagógicas e administrativas, considerando que ambas são de fundamental importância no processo de construção da gestão democrática. É comum, no cotidiano escolar, que haja uma tendência de separação entre o pedagógico e o administrativo, devido às particularidades exercidas em cada um dos segmentos e funções. O objetivo foi elucidar quais são os desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto para se garantir a gestão democrática e participativa na escola. O questionamento norteador foi baseado nos desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto e os fatores que podem garantir a gestão democrática e participativa no espaço escolar. Neste sentido, a discussão para a construção desta temática, baseou-se na pesquisa de referenciais teóricos e na aplicação de questionário elaborado, buscando identificar a importância do estreitamento das relações entre as ações do coordenador pedagógico com as da direção escolar. Concluiu-se que todos reconhecem a importância de seu papel participativo e os desafios encontrados para se concretizar esta gestão participativa no interior da escola, superando as dificuldades no processo de gestão democrática.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleCoordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.