Construção de estradas florestais considerando a espessura do revestimento na região de Sengés-PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRobert, Renato César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Florestal-
Autor(es): dc.creatorMatos, Marcos Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54107-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Renato Cesar Gonçalves Robert-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Florestal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As necessidades de realizar investimentos e manutenções em revestimentos de estradas florestais para atender o fluxo da logística nas estradas internas da empresa torna-se indispensável devido as condições climáticas da região dificultando o acesso à estradas principais. Normalmente utilizam-se revestimentos com espessuras de 10 cm, e em alguns locais realizam-se revestimentos com 15 cm de espessura para atender a qualidade das estradas. Este trabalho teve como objetivo principal realizar comparações entre os dois revestimentos mais aplicados na região de Sengés-PR demonstrando qual aplicação é mais viável, apresentando as atividades realizadas de investimentos e manutenções em cada revestimento. Os métodos aplicados são os mesmos, diferenciando somente na espessura do revestimento que determina as manutenções realizadas durante a colheita e pós colheita impactando diretamente nos custos voltados nas estradas florestais. Foram avaliados os revestimentos 01 e 02, no qual foi demonstrado que o revestimento 01 apresenta um custo total por m³ menor em relação ao revestimento 02 envolvendo todas as atividades durante a liberação da área para plantio. Ao empregar o volume de extração de madeira do revestimento 01 no quadro de custos do revestimento 02 chega-se à conclusão que a espessura de 15 cm de material cascalho do revestimento 02 é mais viável para a empresa onde foi realizado o estudo.-
Formato: dc.format1 arquivo (55 p.) : il., color., mapas, tab.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais-
Palavras-chave: dc.subjectEstradas florestais - Manutenção e reparos-
Palavras-chave: dc.subjectEstradas de cascalho-
Palavras-chave: dc.subjectRevestimentos-
Título: dc.titleConstrução de estradas florestais considerando a espessura do revestimento na região de Sengés-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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