Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Greca, Claudio de Paula Soares, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Michele Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54047 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Cláudio de Paula Soares Greca | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A decidualização de roedores têm despertado a curiosidade de muitos investigadores, não somente pelas marcantes modificações que ocorrem no endométrio, mas também pelo fato de que este fenômeno pode ser artificialmente induzido em animais pseudográvidos, através de diferentes estímulos, simulando a presença de um embrião durante a janela de implantação. O resultado dese procedimento, é o surgimento de uma estrutura semelhante à decídua, denominada deciduoma. Dentre os estímulos mais utilizados, podemos mencionar a aplicação, em endométrio hormonalmenle sensibilizado com estrógeno e progesterona, de lesões mecânicas e, de injeção no lúmen uterino, de solução salina, polissacarídeos e óleos. O objetivo principal deste estudo teve a finalidade de determinar e otimizar um melhor procedimento para obtenção de deciduomas em ratas, uma vez que este modelo experimental é amplamente utilizado na rotina do nosso laboratório. Foram utilizadas ratas da linhagem Wistar procedentes do Biotério do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, com idade de aproximadamente três meses. Os animais foram mantidos em salas com períodos controlados de luz (12 horas claro e 12 horas escuro) e temperatura (24°C), recebendo água e ração ad libitum. O controle do ciclo estral foi feito através de esfregaços vaginais pela manhã, os quais foram corados com Shorr. Uma vez detectada a fase estro, no mesmo dia à tarde, realizou-se a indução da pseudogestação utilizando-se estímulo mecânico endocervical com cotonete (Método Cotonete). A partir desta estimulação, considerou-se este dia como 1°DPG (Dia de Pseudogestação). No 5°DPG, os grupos de ratas pseudográvidas foram induzidas à decidualização através da injeção de óleo na junção útero-tuba!. Utilizaram-se quantidades iguais (701JL em cada corno uterino) de três variedades de óleo: oliva, araquis e amêndoa. No 8°0PG, os animais foram sacrificados e seus cornos uterinos e ovários coletados, pesados e fixados em Metacan. De forma geral, todos os óleos promovem resposta no endométrio, com o surgimento de sítios de decidualização com maior ou menor desenvolvimento, dependendo do tipo de óleo injetado. Comparando úteros equivalentes de cada grupo, verificamos que a indução da decidualização com óleo de amêndoas, foi o que apresentou os melhores resultados, com a melhor reação decidual, extensos sítios de decidualização e marcante desenvolvimento das regiões que compõem a porção antimesometrial do útero. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Células - Cultura e meios de cultura | - |
Título: dc.title | Padronização da metodologia para obtenção de deciduoma em ratas (rattus norvergicus, var, Wistar) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: