
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tiecher, Adilson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Zaqueu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54045 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54045 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como objetivo apresentar a realidade vivida pelos alunos do Distrito de Faxinal do Céu, Município de Pinhão/Pr. Como encaminhamento metodológico, fez-se um levantamento bibliográfico acerca da temática e um estudo de caso, com a aplicação de um questionário para 62 alunos do Colégio Estadual do Campo Júlio Moreira e entrevistados a direção, dois professores, dois funcionários responsável pelo setor de transporte escolar e dois motoristas que transportam os alunos do Colégio. Ao término desta pesquisa, destacam-se que todos os dias, alunos advindos das comunidades mais distantes das escolas enfrentam ainda muitas dificuldades para chegar até seu local de estudo. Apesar de inúmeras melhorias, ainda há um problema importante a ser solucionado: o grande número de alunos que utilizam o transporte escolar possuem número elevado de faltas, não concluem o ano letivo, são retidos na série atual ou aprovados por Conselho de Classe. Ao perder muitas aulas, consequentemente, o rendimento/aprendizagem diminui e o acesso ao conhecimento é restringido. O aluno está matriculado, possui o acesso, mas não a permanência, a aprendizagem e a promoção. | - |
| Formato: dc.format | 17 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Título: dc.title | O impacto do transporte escolar no rendimento escolar dos alunos do distrito de Faxinal do Céu no município de Pinhão / PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: