O impacto do transporte escolar no rendimento escolar dos alunos do distrito de Faxinal do Céu no município de Pinhão / PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiecher, Adilson Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Zaqueu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54045-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54045-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo tem como objetivo apresentar a realidade vivida pelos alunos do Distrito de Faxinal do Céu, Município de Pinhão/Pr. Como encaminhamento metodológico, fez-se um levantamento bibliográfico acerca da temática e um estudo de caso, com a aplicação de um questionário para 62 alunos do Colégio Estadual do Campo Júlio Moreira e entrevistados a direção, dois professores, dois funcionários responsável pelo setor de transporte escolar e dois motoristas que transportam os alunos do Colégio. Ao término desta pesquisa, destacam-se que todos os dias, alunos advindos das comunidades mais distantes das escolas enfrentam ainda muitas dificuldades para chegar até seu local de estudo. Apesar de inúmeras melhorias, ainda há um problema importante a ser solucionado: o grande número de alunos que utilizam o transporte escolar possuem número elevado de faltas, não concluem o ano letivo, são retidos na série atual ou aprovados por Conselho de Classe. Ao perder muitas aulas, consequentemente, o rendimento/aprendizagem diminui e o acesso ao conhecimento é restringido. O aluno está matriculado, possui o acesso, mas não a permanência, a aprendizagem e a promoção.-
Formato: dc.format17 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Título: dc.titleO impacto do transporte escolar no rendimento escolar dos alunos do distrito de Faxinal do Céu no município de Pinhão / PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.