O coordenador pedagógico na Educação Infantil de Cascavel e o seu papel nas práticas desenvolvidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Vivian Isleb-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorKraiewski, Viviana Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54043-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Vivian Isleb Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como objeto de análise o papel do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEI de Cascavel. Abordou-se o processo de implementação da função do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil do município, bem como discutiu-se as contribuições do papel do coordenador pedagógico no trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil- EI. Como procedimento metodológico realizou-se pesquisa do aporte legal que fundamenta a implementação do coordenador pedagógico nos Centros Municipais de Educação Infantil em Cascavel e pesquisa bibliográfica de autores que discutem a temática investigada. Como resultado da análise o coordenador pedagógico pode contribuir das seguintes maneiras para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na EI: como função articuladora entre a escola e a comunidade escolar; mediando as interações por meio de diálogo; na orientação e formação dos docentes; na garantia da vivência do Projeto Político Pedagógico da instituição; na elaboração de estratégias e remanejo para que o aprendizado do aluno aconteça respeitando sua fase de desenvolvimento.-
Formato: dc.format15 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO coordenador pedagógico na Educação Infantil de Cascavel e o seu papel nas práticas desenvolvidas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI)-
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