
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vera Lucia de Agustinho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54039 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54039 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho objetiva investigar como ocorre a articulação entre escola, representada pelos seus membros, e a família do aluno público-alvo da educação inclusiva. Primeiramente, irá analisar alguns documentos legais que tratam da educação no âmbito da inclusão, por meio de uma revisão bibliográfica. Para tanto, além de tais documentos, conta com pesquisas de outros autores, que contemplam em seus trabalhos a relação entre escola e família, trazendo contribuições significativas à pesquisa, que objetiva discutir esta relação e analisar os desafios que são encontrados neste processo. Para tal, utilizar-se-á do método exploratório, com contribuições da pesquisa bibliográfica. Os resultados sugerem que não há educação formal, aquela que acontece no âmbito institucional, quando não se há participação da família no contexto escolar e também que não acontece educação formal, sem que se valorizem aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos viabilizados pela participação familiar em consonância com a equipe pedagógica escolar. | - |
| Formato: dc.format | 16 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | Escola e família : uma parceria necessária no processo de aprendizagem do aluno de inclusão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: