Escola e família : uma parceria necessária no processo de aprendizagem do aluno de inclusão

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vera Lucia de Agustinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54039-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho objetiva investigar como ocorre a articulação entre escola, representada pelos seus membros, e a família do aluno público-alvo da educação inclusiva. Primeiramente, irá analisar alguns documentos legais que tratam da educação no âmbito da inclusão, por meio de uma revisão bibliográfica. Para tanto, além de tais documentos, conta com pesquisas de outros autores, que contemplam em seus trabalhos a relação entre escola e família, trazendo contribuições significativas à pesquisa, que objetiva discutir esta relação e analisar os desafios que são encontrados neste processo. Para tal, utilizar-se-á do método exploratório, com contribuições da pesquisa bibliográfica. Os resultados sugerem que não há educação formal, aquela que acontece no âmbito institucional, quando não se há participação da família no contexto escolar e também que não acontece educação formal, sem que se valorizem aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos viabilizados pela participação familiar em consonância com a equipe pedagógica escolar.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade e escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleEscola e família : uma parceria necessária no processo de aprendizagem do aluno de inclusão-
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