Projeto político pedagógico : uma perspectiva de gestão democrática na reelaboração do documento orientador para a educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Jokasta Pires Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Valquíria da Silva Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54036-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54036-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : ª. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Projeto Político Pedagógico tem o papel de orientar a organização escolar nos aspectos estruturais, administrativos, espaciais, humanos e pedagógicos. O presente artigo visa discorrer sobre a importância da elaboração e ou reelaboração do documento para a Educação Infantil, em uma perspectiva de gestão democrática. A temática oportunizou estudos, pesquisas e observações quanto à construção coletiva do documento, do mesmo modo que buscou responder aos questionamentos frente a sua importância e a relevância da formação continuada dos professores para a sua efetivação. Destacamos que é primordial o entendimento da gestão democrática com vista à participação dos alunos, pais, e de toda comunidade na elaboração do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, a concretização do estudo de cunho bibliográfico e de caso se ampara nas elaborações de autores como Gadotti (1994) Kramer (2012) Libâneo (2001) Nóvoa (2002) Oliveira (2003), Veiga (2002), dentre outros que abordam a temática e as observações realizadas em um CMEI do interior do Paraná. O trabalho apresenta-se organizado em três momentos: Inicialmente pela revisão de literatura, discorrendo acerca dos aspectos retratados por autores com relação à temática, enfatizando o Projeto Político Pedagógico, a gestão democrática e a formação continuada. Na sequência a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, finalizando com as considerações finais, em uma reflexão sobre as pesquisas, os estudos realizados e a possibilidade de retomada do tema. Esperamos que as reflexões apresentadas nos estudos possam contribuir para a ampliação das discussões acerca do documento como orientador na Educação Infantil.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleProjeto político pedagógico : uma perspectiva de gestão democrática na reelaboração do documento orientador para a educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.