Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Jokasta Pires Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Valquíria da Silva Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:28:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:28:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54036 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : ª. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O Projeto Político Pedagógico tem o papel de orientar a organização escolar nos aspectos estruturais, administrativos, espaciais, humanos e pedagógicos. O presente artigo visa discorrer sobre a importância da elaboração e ou reelaboração do documento para a Educação Infantil, em uma perspectiva de gestão democrática. A temática oportunizou estudos, pesquisas e observações quanto à construção coletiva do documento, do mesmo modo que buscou responder aos questionamentos frente a sua importância e a relevância da formação continuada dos professores para a sua efetivação. Destacamos que é primordial o entendimento da gestão democrática com vista à participação dos alunos, pais, e de toda comunidade na elaboração do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, a concretização do estudo de cunho bibliográfico e de caso se ampara nas elaborações de autores como Gadotti (1994) Kramer (2012) Libâneo (2001) Nóvoa (2002) Oliveira (2003), Veiga (2002), dentre outros que abordam a temática e as observações realizadas em um CMEI do interior do Paraná. O trabalho apresenta-se organizado em três momentos: Inicialmente pela revisão de literatura, discorrendo acerca dos aspectos retratados por autores com relação à temática, enfatizando o Projeto Político Pedagógico, a gestão democrática e a formação continuada. Na sequência a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, finalizando com as considerações finais, em uma reflexão sobre as pesquisas, os estudos realizados e a possibilidade de retomada do tema. Esperamos que as reflexões apresentadas nos estudos possam contribuir para a ampliação das discussões acerca do documento como orientador na Educação Infantil. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Título: dc.title | Projeto político pedagógico : uma perspectiva de gestão democrática na reelaboração do documento orientador para a educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: