Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Valéria de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54034-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ida Hammerschmitt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A pesquisa envolveu os educando de três turmas, do 2º ano, do Ensino Médio, da Unidade Educacional, Colégio Estadual Ulysses Guimarães, do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se também identificar habilidades e limitações presentes durante o processo de ensinoaprendizagem e aferir a possibilidade de ofertar aos educandos meios de identificar suas habilidades e limitações acerca das novas maneiras de tornar a aprendizagem mais significativa com o auxílio da Metacognição. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, indica-se ser possível ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a utilizarem técnicas e estratégias de aprendizagem, fundamentadas na metacognição, com o objetivo de proporcionar aos educandos mais autonomia e maturidade durante os processos de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.format18 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleMetacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.