Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Judit Gomes da, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Cláudia Maria Andrade Skrzypietz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54019 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Judit Gomes da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Etnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar a definição de Comunidade Quilombola com um destaque maior a Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos. Este trabalho procura retratar a importância de que os alunos quilombolas freqüentem escolas próprias no quilombo com matriz curricular desenvolvida para eles, assim cumprindo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 no seu artigo 215 onde fala que é dever do Estado proteger as manifestações culturais afro-brasileira. Eles é dividido em 5 capítulos onde procurará relatar as Comunidades Quilombolas, a Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos, o papel da escola dentro destas comunidades. E também registros da pesquisa realizada com 9 alunos dos Anos Iniciais quilombolas que freqüentam a Escola Municipal do Campo São Pedro – Educação Infantil e Ensino Fundamental. | - |
Formato: dc.format | 41 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade étnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Educação Escolar Quilombola da Comunidade Remanescente Quilombola Palmital dos Pretos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: