Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Adriane Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Terezinha Aparecida Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54018 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, até o terceiro ano do ensino fundamental, ou seja até os oito anos de idade da criança. Entendendo que a prática pedagógica não é tarefa isolada do docente, mas que depende de um coletivo que o apoie, buscou identificar qual deve ser a postura do gestor pedagógico em prol de melhorias no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar e também qual a relação que a escola deve esperar dos responsáveis pela criança. A pesquisa desenvolveu-se bibliograficamente, utilizou diversos autores e obras subsidiassem as inquietações sobre a temática desenvolvida. Analisa o desafio de alfabetizar a criança na idade correta e como para se alcançar uma formação de qualidade para o aluno é necessário que os docentes e coordenadores pedagógicos reconheçam o aluno como um ser social, histórico e cultural, que entendam que este aluno já vai para a escola com conhecimentos, cabendo então a eles aprimorá-los com os conteúdos científicos de maneira interdisciplinar, promovendo não somente a alfabetização, mas uma alfabetização letrada. | - |
Formato: dc.format | 17 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | Dificuldade de aprendizagem na alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: