Dificuldade de aprendizagem na alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Adriane Carneiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLopes, Terezinha Aparecida Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54018-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, até o terceiro ano do ensino fundamental, ou seja até os oito anos de idade da criança. Entendendo que a prática pedagógica não é tarefa isolada do docente, mas que depende de um coletivo que o apoie, buscou identificar qual deve ser a postura do gestor pedagógico em prol de melhorias no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar e também qual a relação que a escola deve esperar dos responsáveis pela criança. A pesquisa desenvolveu-se bibliograficamente, utilizou diversos autores e obras subsidiassem as inquietações sobre a temática desenvolvida. Analisa o desafio de alfabetizar a criança na idade correta e como para se alcançar uma formação de qualidade para o aluno é necessário que os docentes e coordenadores pedagógicos reconheçam o aluno como um ser social, histórico e cultural, que entendam que este aluno já vai para a escola com conhecimentos, cabendo então a eles aprimorá-los com os conteúdos científicos de maneira interdisciplinar, promovendo não somente a alfabetização, mas uma alfabetização letrada.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleDificuldade de aprendizagem na alfabetização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.