O papel da escola na erradicação da evasão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jandicleide Evangelista-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorScomasson, Tânia Mara Rosina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53992-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa Dra Jandicleide Lopes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este tema que ora se apresenta, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, e constitui um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo, com alunos, professores, equipe pedagógica e direção escolar numa Escola Pública Paranaense nas séries iniciais do Ensino Médio, onde a taxa de Evasão Escolar é elevada. Sob a ótica de assegurar condições melhores que favoreçam a permanência dos alunos na escola, buscou-se neste artigo, autores que evidenciam a problemática como necessidade de ser humano. O objeto de pesquisa foi o estudo de forma contextualizada, isto Se deve a multiplicidade de interpretações que o tema encerra. A problematização enfocou a seguinte pergunta: qual o papel da escola na erradicação da "Evasão escolar" nas séries iniciais do ensino médio? A partir dessas considerações, o objetivo a ser atingido, foi buscar subsídios didáticos para o coletivo escolar. Assim buscou-se identificar a realidade das escolas e as possíveis razões da elevada desistência nas séries iniciais do ensino médio. Foi fundamental para o sucesso da pesquisa a participação do coletivo escolar, não ficando apenas no discurso. O trabalho foi aplicado com grupos de vários setores da escola, onde foi elaborada uma nova proposta de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Como a pesquisa, oportuniza-se uma grande contribuição à Escola Pública Paranaense, pois servirá como reflexão e encaminhamento metodológico na escola como um todo possibilitando o resgate em especial aos alunos das séries iniciais do Ensino Médio, melhorando o contexto educacional.-
Formato: dc.format17 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Título: dc.titleO papel da escola na erradicação da evasão escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.