
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Sueli Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53987 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53987 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Educação Inclusiva vem sendo implementada na rede regular de ensino especialmente após a promulgação da Constituição de 1988, mas, apesar da enorme quantidade de leis, decretos e portarias regulamentando a modalidade, infelizmente, ainda não está atendendo os alunos especiais de forma eficaz e satisfatória. A falta de especialização dos profissionais da educação aliado às dificuldades nas adaptações de infraestrutura e pedagógicas tem comprometido o resultado da política de inclusão adotada pelo sistema educacional brasileiro, para garantir o direito dos alunos especiais não apenas para se matricular na rede regular de ensino, mas, principalmente, para serem acolhidos e integrados à comunidade escolar de forma respeitosa e digna, garantindo a eles o direito a uma educação de qualidade para que possam, apesar de suas dificuldades e limitações, alcançar êxito em sua vida pessoal e profissional. Como profissional especializada em educação especial, escolhemos o caso de uma aluna portadora de paralisia cerebral, com consequências bastante severas, matriculada em uma turma do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino em uma das cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Com esse trabalho, desejamos chamar a atenção para o processo de acolhimento nas turmas do ensino regular, onde, além das dificuldades inerentes às suas limitações físicas e, em alguns casos, intelectuais, ainda têm de conviver com a intolerância e má vontade por parte de outros alunos e, especialmente, dos profissionais que deveriam facilitar o processo de inclusão no ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | 37 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Título: dc.title | Situações de inclusão escolar no atendimento educacional especializado : estudo de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: