
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Forselini, Sônia Maria Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53985 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: