Intervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Dalessandro de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorForselini, Sônia Maria Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53985-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Ms. Dalessandro de Oliveira Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Um dos desafios em debate no sistema educacional brasileiro nos últimos anos tem sido a inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), em particular a partir da década de 1990, com as lutas da sociedade civil e, sobretudo, com a criação de leis, tratados e resoluções políticas em defesa da pessoa com deficiência. Esses tratados e leis aumentaram o acesso dos alunos com NEE à rede regular de ensino, exigindo ajustes redefinidores no papel das escolas e na atuação pedagógica dos educadores. Neste contexto, podemos indicar a urgente revisão do papel do professor que acreditava que o trabalho com crianças com algum tipo de deficiência era apenas para especialistas. Hoje, o professor vê- se diante de toda uma diversidade de alunos com ou sem deficiência na sala de aula, exigindo dele uma prática diferenciada que atenda à proposta de inclusão estabelecida pelos acordos e leis vigentes. Proponho neste estudo a analisar os desafios na prática do professor no contexto da Educação Inclusiva, cuja sala de aula regular está matriculados alunos com diagnóstico de TDAH. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e observações no cotidiano escolar do Colégio Estadual Fernando de Azevedo do município de Santa Isabel do Ivaí – PR. onde estou Pedagoga e professora na Sala de Recursos Multifuncional. Esperamos que esse trabalho sirva de apoio aos professores durante sua ação pedagógica em sala de aula.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleIntervenções no contexto escolar : estratégias e adaptações no ambiente de aprendizagem e nos métodos de ensino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.