Autonomia e cuidado na vida emancipada do estudante e do docente

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Autor(es): dc.contributorKeim, Ernesto Jacob, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorMoura, Vanderli Nogueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53977-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ernesto Jacob Keim-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo se caracteriza como trabalho final do curso de especialização em "Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar", desenvolvido junto ao Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Propõem a compreensão de como a autonomia e o cuidado na perspectiva da emancipação humana, figuram como elementos importantes, na formação da criança, seja pela educação doméstica, pela educação nos espaços sociais e pela educação escolar. A pesquisa a que esse texto se referencia, caracteriza-se como processo interdisciplinar, na medida em que a pesquisa bibliográfica, aponta a complexidade que constitui a metamorfose da criança, em adulto, socialmente inserido. A matriz teórica trata da autonomia referenciada em Paulo Freire e do cuidado amparado no que propõe Leonardo Boff. Ela é apontada como possibilidade de desencadear desde a idade infantil, responsabilidade pessoal e social, para que a vida se manifeste como bem inafiançável. Os argumentos que justificam os referenciais de autonomia e cuidado refletem, em parte, aspectos referenciados na história de vida profissional da autora. A finalização do texto, desafia o leitor a identificar como os conflitos e tensões decorrentes da complexa dinâmica educativa escolar, podem se apresentar, como oportunidade para interagir, desde a mais tenra idade, na formação da pessoa como ser emancipado.-
Formato: dc.format39 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Marxismo-
Título: dc.titleAutonomia e cuidado na vida emancipada do estudante e do docente-
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