Estudo sobre desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZaionz, Rozane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorWolff, Teresinha Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53972-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53972-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Rozane Zaionz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar o desempenho escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados na escola pública camponesa municipal Chico Mendes, localizada no assentamento Pontal do Tigre, município de Querência do Norte. Os dados foram obtidos por meio de entrevista composta de cinco perguntas abertas, realizadas com dez pais inclusos no Programa Bolsa Família e com cinco professores que desenvolvem atividades na escola frequentada pelos estudantes também beneficiários, assim como, através de análise documental. Através dos dados coletados verificou-se que as famílias pesquisadas destacam o Programa da Bolsa Família como sendo importante na melhoria da frequência escolar, além de possibilitar uma renda adicional, para a aquisição de alguns bens fundamentais como alimentação, roupas, calcados, material escolar etc. Os professores, por sua vez, são bem mais críticos. Destacam a necessidade de o Programa avançar para além das condicionalidades impostas, enfatizando a participação das famílias em ações e programas que promovam a emancipação e contribuam para a formação dos sujeitos. Entretanto, pode ser percebido que um dos objetivos do programa ainda não foi atingido, no caso da emancipação financeira das famílias, a grande maioria dos entrevistados tem muito medo de perder o benefício, pois, ainda não conseguiram desenvolver atividades que pudessem melhorar a renda familiar.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleEstudo sobre desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.