
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zaionz, Rozane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Wolff, Teresinha Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53972 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53972 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Rozane Zaionz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar o desempenho escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados na escola pública camponesa municipal Chico Mendes, localizada no assentamento Pontal do Tigre, município de Querência do Norte. Os dados foram obtidos por meio de entrevista composta de cinco perguntas abertas, realizadas com dez pais inclusos no Programa Bolsa Família e com cinco professores que desenvolvem atividades na escola frequentada pelos estudantes também beneficiários, assim como, através de análise documental. Através dos dados coletados verificou-se que as famílias pesquisadas destacam o Programa da Bolsa Família como sendo importante na melhoria da frequência escolar, além de possibilitar uma renda adicional, para a aquisição de alguns bens fundamentais como alimentação, roupas, calcados, material escolar etc. Os professores, por sua vez, são bem mais críticos. Destacam a necessidade de o Programa avançar para além das condicionalidades impostas, enfatizando a participação das famílias em ações e programas que promovam a emancipação e contribuam para a formação dos sujeitos. Entretanto, pode ser percebido que um dos objetivos do programa ainda não foi atingido, no caso da emancipação financeira das famílias, a grande maioria dos entrevistados tem muito medo de perder o benefício, pois, ainda não conseguiram desenvolver atividades que pudessem melhorar a renda familiar. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (22 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: