Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Kehl, Solange Triunfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53968 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Mauricio C. Vitória Fagundes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A violência não é um elemento novo na pauta das relações entre as pessoas, no entanto observa-se que esta tem ganhando cada dia mais espaço dentro de nossa sociedade, impulsionada principalmente pela sua banalização que ocorreu com maior força nas últimas décadas. A escola, sendo um espaço que reúne as diferenças e principalmente recebe crianças provenientes de diferentes realidades financeiras e sociais torna-se um ambiente suscetível à reprodução da violência familiar e social que a criança vivencia e por vezes presencia fora de seus muros. O bullying é uma forma de violência que já existia no espaço escolar muito antes da adoção desta definição técnica, porém, em outro contexto social acreditava-se que sua prática era coisa de criança, ao qual os adultos não deveriam dar muita importância. Hoje sabe-se que os danos que ele ocasiona não se estendem apenas às vítimas como também aos agressores e por isso, sua prática deve ser coibida com atitudes enérgicas não somente pela parte dos professores como também da família e da sociedade. O presente trabalho buscou à luz da bibliografia produzida pontuar o relacionamento humano, a modificação do papel do aluno no contexto escolar bem como compreender porque a prática de bullying ganhou tanto espaço. Através de pesquisa de campo em uma Escola Municipal em Guaratuba, estado do Paraná buscou-se observar o contexto educacional bem como o comportamento e postura dos profissionais e alunos frente à esta questão importante, deixando claro que para combater, é preciso conhecer e cuidar, o que exige dos professores, trabalho extra no horário do intervalo e constante monitoramento aos alunos, para que nada escape aos olhos, buscando a proteção de todos, no respeito às suas diferenças, individualidades e direitos à um espaço saudável em todos os sentidos. | - |
Formato: dc.format | 25 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia infantil - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Título: dc.title | O bullying no ambiente escolar infantil : estudo de caso em uma escola no litoral paranaense. Um olhar da minha prática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: