Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Konkel, Sabrina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53964 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53964 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ires Aparecida Falcade | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo teve o propósito de identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar em Escolas Públicas nas turmas de Ensino Médio Brasileiras, foram constatados diversos fatores como responsáveis por este problema social como: objetivos não atingidos na prática pedagógica, repetência, fatores sociais, econômicos, culturais que interferem na conclusão dos estudos de inúmeros/as estudantes. Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se fazer um recorte dos aspectos psicossociais, buscando embasamento teórico, relacionando-os com algumas variáveis, como: necessidade do estudante trabalhar, métodos de ensino, influência da família na decisão de estudar ou trabalhar, e, assim, compreender o porquê dos/as estudantes deixarem a escola. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, que teve como fonte livros, jornais, revistas, documentos de domínio público, sites. Dentre os muitos autores que tratam dessa questão, buscou-se, principalmente, as contribuições de teóricos como: Moacir Gadotti, Vygotsky, documentos oficiais brasileiros e Paulo Freire. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | Evasão escolar nas turmas de ensino médio das escolas públicas brasileiras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: