Evasão escolar nas turmas de ensino médio das escolas públicas brasileiras

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Autor(es): dc.contributorPereira, Ires Aparecida Falcade 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKonkel, Sabrina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53964-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ires Aparecida Falcade-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo teve o propósito de identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar em Escolas Públicas nas turmas de Ensino Médio Brasileiras, foram constatados diversos fatores como responsáveis por este problema social como: objetivos não atingidos na prática pedagógica, repetência, fatores sociais, econômicos, culturais que interferem na conclusão dos estudos de inúmeros/as estudantes. Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se fazer um recorte dos aspectos psicossociais, buscando embasamento teórico, relacionando-os com algumas variáveis, como: necessidade do estudante trabalhar, métodos de ensino, influência da família na decisão de estudar ou trabalhar, e, assim, compreender o porquê dos/as estudantes deixarem a escola. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, que teve como fonte livros, jornais, revistas, documentos de domínio público, sites. Dentre os muitos autores que tratam dessa questão, buscou-se, principalmente, as contribuições de teóricos como: Moacir Gadotti, Vygotsky, documentos oficiais brasileiros e Paulo Freire.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleEvasão escolar nas turmas de ensino médio das escolas públicas brasileiras-
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