A extrema pobreza no município de General Carneiro e sua influência na educação pública : o impacto do Programa Bolsa Família

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Autor(es): dc.contributorAlessi, Viviane Maria, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSchreiner, Roselei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53960-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Ms. Viviane Maria Alessi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pobreza e a educação são dois fatores muito próximos quando observamos a escola pública na contemporaneidade. O Brasil, como todos os países que buscam seu desenvolvimento social e econômico, procura através da educação formas de atingir seus objetivos, e, através de programas sociais, tenta estimular a educação e diminuir os índices de analfabetismo, evasão e reprovação, proporcionando o acesso de todos a uma escola pública de qualidade. Com esse foco, muitos programas foram criados a partir do ano de 1995, sempre priorizando a permanência de crianças e jovens na escola. O programa que tem se mantido a mais de uma década em crescente abrangência nas famílias de baixa renda, é o Programa Bolsa Família, criado em 2004. Desde então, houve uma melhora significativa na vida social, econômica e educacional dos filhos das famílias beneficiadas pelo programa. Quando criado, o objetivo do programa priorizava o desenvolvimento social das famílias consideradas pobres, oportunizando melhores condições de vida, ao mesmo tempo em que existe uma cobrança com relação à frequência escolar dos filhos. Manter os alunos na escola de forma condicionada faz com que o direito a educação seja efetivado. A partir da experiência pessoal como educadora, busquei analisar dados e informações com base em textos e artigos publicados sobre a Educação, a Pobreza e os Programas Sociais, criando um paralelo com a minha realidade profissional, regionalizando o estudo para o município de General Carneiro, no interior do Paraná, e meu procedimento metodológico de pesquisa foi centrado em um questionário entregue aos responsáveis de 20 famílias que frequentam uma das escolas do município. A partir dos dados obtidos no questionário, foi possível observar que os alunos frequentam regularmente a escola, não tem problemas com reprovação ou evasão, e utilizam o benefício para melhorar a renda mensal da família. Ao verificar essas informações, constatamos que programas sociais têm melhorado o estilo de vida de seus beneficiados. De forma direta ou indireta, a renda tem auxiliado as crianças em seu desenvolvimento escolar, refletindo assim, resultados visíveis na evolução do conhecimento, e amenizando alguns dos problemas enfrentados. O programa vem promovendo nessas pessoas um estímulo pessoal, através da busca pela conclusão dos seus estudos, criando expectativas para um futuro mais promissor. Neste sentido, o Programa Bolsa Família vem desenvolvendo um papel fundamental para o crescimento social, econômico e educacional das famílias envolvidas.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA extrema pobreza no município de General Carneiro e sua influência na educação pública : o impacto do Programa Bolsa Família-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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