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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alessi, Viviane Maria, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Schreiner, Roselei | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53960 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53960 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ms. Viviane Maria Alessi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A pobreza e a educação são dois fatores muito próximos quando observamos a escola pública na contemporaneidade. O Brasil, como todos os países que buscam seu desenvolvimento social e econômico, procura através da educação formas de atingir seus objetivos, e, através de programas sociais, tenta estimular a educação e diminuir os índices de analfabetismo, evasão e reprovação, proporcionando o acesso de todos a uma escola pública de qualidade. Com esse foco, muitos programas foram criados a partir do ano de 1995, sempre priorizando a permanência de crianças e jovens na escola. O programa que tem se mantido a mais de uma década em crescente abrangência nas famílias de baixa renda, é o Programa Bolsa Família, criado em 2004. Desde então, houve uma melhora significativa na vida social, econômica e educacional dos filhos das famílias beneficiadas pelo programa. Quando criado, o objetivo do programa priorizava o desenvolvimento social das famílias consideradas pobres, oportunizando melhores condições de vida, ao mesmo tempo em que existe uma cobrança com relação à frequência escolar dos filhos. Manter os alunos na escola de forma condicionada faz com que o direito a educação seja efetivado. A partir da experiência pessoal como educadora, busquei analisar dados e informações com base em textos e artigos publicados sobre a Educação, a Pobreza e os Programas Sociais, criando um paralelo com a minha realidade profissional, regionalizando o estudo para o município de General Carneiro, no interior do Paraná, e meu procedimento metodológico de pesquisa foi centrado em um questionário entregue aos responsáveis de 20 famílias que frequentam uma das escolas do município. A partir dos dados obtidos no questionário, foi possível observar que os alunos frequentam regularmente a escola, não tem problemas com reprovação ou evasão, e utilizam o benefício para melhorar a renda mensal da família. Ao verificar essas informações, constatamos que programas sociais têm melhorado o estilo de vida de seus beneficiados. De forma direta ou indireta, a renda tem auxiliado as crianças em seu desenvolvimento escolar, refletindo assim, resultados visíveis na evolução do conhecimento, e amenizando alguns dos problemas enfrentados. O programa vem promovendo nessas pessoas um estímulo pessoal, através da busca pela conclusão dos seus estudos, criando expectativas para um futuro mais promissor. Neste sentido, o Programa Bolsa Família vem desenvolvendo um papel fundamental para o crescimento social, econômico e educacional das famílias envolvidas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (22 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A extrema pobreza no município de General Carneiro e sua influência na educação pública : o impacto do Programa Bolsa Família | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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