Marketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados

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Autor(es): dc.contributorKorelo, José Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Renan Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:20:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:20:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53952-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Carlos Korelo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho aborda a problemática dos times de futebol brasileiro, que deixam de considerar planos de relacionamento com torcedores de cidades distantes. Para tanto, abrange as estratégias utilizadas hoje nos clubes brasileiros, estabelecendo qual sua eficácia, correlacionada às estratégias aplicadas nos times europeus, que se mostram mais eficientes num panorama geral. Além disso, baseado em pesquisa bibliográfica, busca identificar conceitos do marketing de relacionamento, propor estratégias para os times de futebol brasileiro atenderem seus torcedores de cidades distantes e ampliarem o faturamento com torcedores que excedem o limite geográfico, ainda rígido, das cidades que cada clube está instalado e proporcionarem uma experiência mais próxima para eles. Para tanto é fundamental que o clube conheça seus torcedores distantes, suas características demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas, além de suas perspectivas para fidelizarem-se ao clube. Foi realizada uma pesquisa de campo, com torcedores de diversos times, a fim de obter dados específicos a serem adotados no intuito de aproximá-los de seu clube de futebol, localizados em cidade diversa de seus domicílios. Considerando a elevada necessidade dos clubes de futebol brasileiro em ampliarem suas receitas e o momento econômico que o país atravessa, em que muitas empresas deixaram de investir no futebol, uma alternativa que surge é reforçar o relacionamento com torcedores de cidades distantes. Muitas vezes negligenciado pelos planos de relacionamento dos clubes com seus torcedores. Por exemplo, verifica-se elevada quantidade de torcedores no interior do Brasil que torcem por times notórios de outras cidades. Além disso, há mobilidade de pessoas entre cidades, o quê propicia torcedores afastarem-se da sua cidade natal e modificar a maneira pela qual se relacionam com seus times.-
Formato: dc.format86 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo - Futebol-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Título: dc.titleMarketing esportivo no futebol brasileiro : análise de relacionamento dos times com torcedores de cidades distantes daquelas em que estão instalados-
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