Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soczek, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Priscila Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53948 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Daniel Soczek | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente texto pretende apresentar o Programa Bolsa Família no que diz respeito ao seu esforço em manter as crianças em idade escolar na Escola em confronto às lacunas do processo educacional para uma formação cidadã. Para isso, utilizamos os autores Klein e Pátaro (2008) que fazem o resgate histórico do sistema educacional, apresentando uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade contemporânea. Percorrendo com Brandão, Pereira e Dalt (2013) que apresentam as condicionalidades da Educação dentro do Programa Bolsa Família e juntamente apontando além dos autores citados alguns dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário sobre o Programa do Governo Federal. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental e bibliográfica. Essa pesquisa aponta para a efetividade da conquista da cidadania e dos direitos relacionada à importância da Educação atrelada ao Programa Bolsa Família, com vistas à transformação social e superação da situação de pobreza e vulnerabilidade social. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
Título: dc.title | Bolsa Família, cidadania e educação : apontamentos reflexivos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: