Percepções sobre desigualdade social pelos indivíduos que compõem o Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - EFM

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Autor(es): dc.contributorRibeiro, Everton, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorZanzim, Mônica Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53930-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Everton Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo um estudo teórico da superação da pobreza e da desigualdade social aplicado ao Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - Ensino Fundamental e Médio. O trabalho de conclusão de Curso - TCC constitui-se em analisar através de uma coleta de dados realizada mediante a aplicação de um questionário auto preenchível composto por questões sobre como o Colégio enfrenta a pobreza e a desigualdade social no seu ambiente escolar. Primeiramente precisamos entender o conceito de desigualdade social, entende-se que a mesma afeta principalmente os países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes tanto no âmbito econômico, escolar e social. Essa desigualdade social é marcada principalmente pela má distribuição de renda, onde uns são detentores de muitos bens, enquanto outros vivem na extrema miséria. A desigualdade social se configura também pela falta de educação básica de qualidade, poucas oportunidades de empregos e ausência de estímulos para o consumo de bens culturais. O presente trabalho tem como embasamento pesquisas teóricas. A pesquisa de campo analisou o comportamento do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - Ensino Fundamental e Médio frente aos problemas encontrados com a pobreza e a desigualdade social. Dentro da pesquisa de campo o meio para obtenção dos dados foi através da observação e de um questionário destinado para os alunos, professores, equipe pedagógica e funcionários. Realizou-se uma observação participativa que possibilita uma compreensão de aspectos decisivos na investigação. O estudo em causa foi enquadrado, essencialmente qualitativo, embora possua técnicas de coletas de dados quantitativos. O Colégio no qual foi desenvolvido a pesquisa pertence a rede estadual de ensino e atende alunos do ensino fundamental e médio. Optou-se para desenvolver a pesquisa nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, por inferir-se que nesta etapa já possuíssem conhecimento acerca de um domínio linguístico. O questionário cujo objetivo maior foi verificar se a desigualdade social existente é muito grande dentro do ambiente e como o Colégio trabalha para o enfrentamento desse problema. Os resultados indicam que no ambiente escolar do Colégio Senador o problema com a desigualdade social é bem visível em vários momentos e principalmente em grupos em sala de aula.-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titlePercepções sobre desigualdade social pelos indivíduos que compõem o Colégio Estadual Senador Moraes de Barros - EFM-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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