Pobreza : uma reflexão acerca do conceito e possíveis enfrentamentos dentro espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlessi, Viviane Maria, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKohut, Mariane Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53921-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Ms. Viviane Alessi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das diferentes concepções de pobreza que por muito insistem em limita-la como ausência de bens materiais, a fim de focar possíveis enfrentamentos dentro do espaço escolar. Tais enfrentamentos caracterizam- se como o reconhecimento da pobreza como um fenômeno social, o currículo e adaptações como ferramentas de inclusão social. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica, visando maior visibilidade dos sujeitos pobres nas reflexões acerca da integração e heterogeneidade social, embasada nas diferentes contribuições de autores frente à abordagem do tema em questão. Por isso, inicialmente é apresentado enfoques científicos vinculados à construção histórica e ideológica do conceito de pobreza, buscando fazer uma sucinta discussão sobre as diversas definições deste fenômeno. Na sequência, foca- se a função social do espaço escolar e como os alunos pobres são pensados no cotidiano. Por fim direcionam-se possíveis ações de enfrentamento para a inclusão dos sujeitos pobres neste ambiente, visto que por muito tempo os mesmos são culpabilizados por sua pobreza e fracasso escolar. Conclui-se que este fenômeno social é múltiplo e que a sua mensuração deve aportar as suas distintas faces e dimensões, compreendendo as raízes históricas da construção da pobreza e refletindo como a mesma impacta no ambiente escolar. A escola apresenta-se como um espaço de reprodução de muitas desigualdades sociais, e deve ser repensada no sentido de possibilitar ações que realmente integrem os sujeitos pobres, seja na organização e elaboração do currículo voltado para a heterogeneidade e nas ações pedagógicas de acompanhamento e efetivação da permanência dos mesmos no ambiente escolar. É importante romper com estigmas que veem a tempos rotulando e segregando os sujeitos.-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titlePobreza : uma reflexão acerca do conceito e possíveis enfrentamentos dentro espaço escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.