
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alessi, Viviane Maria, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Kohut, Mariane Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53921 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53921 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Ms. Viviane Alessi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das diferentes concepções de pobreza que por muito insistem em limita-la como ausência de bens materiais, a fim de focar possíveis enfrentamentos dentro do espaço escolar. Tais enfrentamentos caracterizam- se como o reconhecimento da pobreza como um fenômeno social, o currículo e adaptações como ferramentas de inclusão social. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica, visando maior visibilidade dos sujeitos pobres nas reflexões acerca da integração e heterogeneidade social, embasada nas diferentes contribuições de autores frente à abordagem do tema em questão. Por isso, inicialmente é apresentado enfoques científicos vinculados à construção histórica e ideológica do conceito de pobreza, buscando fazer uma sucinta discussão sobre as diversas definições deste fenômeno. Na sequência, foca- se a função social do espaço escolar e como os alunos pobres são pensados no cotidiano. Por fim direcionam-se possíveis ações de enfrentamento para a inclusão dos sujeitos pobres neste ambiente, visto que por muito tempo os mesmos são culpabilizados por sua pobreza e fracasso escolar. Conclui-se que este fenômeno social é múltiplo e que a sua mensuração deve aportar as suas distintas faces e dimensões, compreendendo as raízes históricas da construção da pobreza e refletindo como a mesma impacta no ambiente escolar. A escola apresenta-se como um espaço de reprodução de muitas desigualdades sociais, e deve ser repensada no sentido de possibilitar ações que realmente integrem os sujeitos pobres, seja na organização e elaboração do currículo voltado para a heterogeneidade e nas ações pedagógicas de acompanhamento e efetivação da permanência dos mesmos no ambiente escolar. É importante romper com estigmas que veem a tempos rotulando e segregando os sujeitos. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | Pobreza : uma reflexão acerca do conceito e possíveis enfrentamentos dentro espaço escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: