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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Duarte, Sandra Marcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Benetão, Márcia de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53910 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profa. Dra. Sandra Márcia Duarte | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho visa analisar o papel do Programa de Educação Cooperativa A União Faz a Vida, implantado na Rede Escolar do Município de Jussara voltado para os alunos das instituições municipais de ensino, sob a perspectiva de construção da cidadania, este estudo também levou em consideração os beneficiários do Programa Bolsa Família, visto que parte dos alunos que participam desse Programa educação são beneficiários do Programa Bolsa Família, diante do quadro de vulnerabilidade que estes alunos apresentam. O trabalho foi produzido a partir de pesquisa de caráter bibliográfico sendo o processo metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, embasado na contribuição de diversos autores e publicações que abordam o tema. A pesquisa busca investigar o papel do Programa A União Faz a Vida como aporte, na construção da cidadania, nas aprendizagens sociais e escolares assim como nos processos formativos do conhecimento dos alunos da rede, visto que o Programa tem na sua essência desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade, considerando o coletivo em que os beneficiários do Programa Bolsa Família estão inseridos, sob o prisma do compromisso social de todo os envolvidos no processo educacional em favor da formação socializadora, humanizadora e emancipadora do aluno, com um breve olhar para as condicionalidades do Programa que se configura como agente colaborador na inclusão e permanência de crianças nas escolas. Como resultado alcançou-se algumas considerações acerca das possibilidades do Programa A União Faz a Vida contribuir com Programas maiores como o Programa Bolsa Família em termos de formação da cidadania numa perspectiva coletiva, pois o PBF tem indicativos de políticas focalizadas nos beneficiários, no entanto, questões de entorno, que são decisivas para a inclusão e autonomia desses sujeitos no tecido social, ficam prejudicadas, pois, o PBF não atinge a comunidade não beneficiária, que se mantêm resistentes e excludentes, estigmatizado os beneficiários. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (38 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Título: dc.title | Programas sociais educativos articulados a educação na construção da cidadania | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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