A interação homem-lixo-natureza : percepção, problemática e prognóstico

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Autor(es): dc.contributorPires, Ana Christina Duarte, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorCâmara, Juliana Possas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53897-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53897-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Christina Duarte Pires-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: No Brasil o volume de lixo gerado por ano vem aumentando em termos absolutos e per capita. O aumento do lixo já supera o do crescimento populacional urbano. O ritual de colocar o lixo para fora de casa produz uma sensação irreal: a de que a nossa relação com aqueles resíduos termina ali, distante da intimidade dos nossos lares. Como na maior parte do Brasil existe coleta de resíduos, o seu desaparecimento parece ser objeto de um passe de mágica: você o coloca para fora de casa e alguém o leva embora. A problemática do lixo antecede as suas consequências objetivas: o entendimento sobre o que é lixo parte de uma percepção subjetiva. Desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo diagnosticar a percepção ambiental em relação à problemática do 'lixo' de parte dos alunos entre o 6º e 9º ano da Escola Estadual Sertãozinho, localizada no município de Matinhos, Litoral do Paraná. Para a realização do estudo foram aplicados questionários semiestruturados para abordar a interação do aluno com o resíduo que produz. A pesquisa constatou que a poluição foi o conceito mais recorrente apresentado pelos alunos, seguido por reciclagem, comida, sujeira e papel. A percepção dos entrevistados indica que o homem está separado do meio ambiente: a gente explora e exauri aquilo que não é nosso, algo que é separado da gente.-
Formato: dc.format1 arquivo (24 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLixo - Coleta Seletiva-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Título: dc.titleA interação homem-lixo-natureza : percepção, problemática e prognóstico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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