Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Ana Christina Duarte, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Câmara, Juliana Possas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53897 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Christina Duarte Pires | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No Brasil o volume de lixo gerado por ano vem aumentando em termos absolutos e per capita. O aumento do lixo já supera o do crescimento populacional urbano. O ritual de colocar o lixo para fora de casa produz uma sensação irreal: a de que a nossa relação com aqueles resíduos termina ali, distante da intimidade dos nossos lares. Como na maior parte do Brasil existe coleta de resíduos, o seu desaparecimento parece ser objeto de um passe de mágica: você o coloca para fora de casa e alguém o leva embora. A problemática do lixo antecede as suas consequências objetivas: o entendimento sobre o que é lixo parte de uma percepção subjetiva. Desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo diagnosticar a percepção ambiental em relação à problemática do 'lixo' de parte dos alunos entre o 6º e 9º ano da Escola Estadual Sertãozinho, localizada no município de Matinhos, Litoral do Paraná. Para a realização do estudo foram aplicados questionários semiestruturados para abordar a interação do aluno com o resíduo que produz. A pesquisa constatou que a poluição foi o conceito mais recorrente apresentado pelos alunos, seguido por reciclagem, comida, sujeira e papel. A percepção dos entrevistados indica que o homem está separado do meio ambiente: a gente explora e exauri aquilo que não é nosso, algo que é separado da gente. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lixo - Coleta Seletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | A interação homem-lixo-natureza : percepção, problemática e prognóstico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: