Educação infantil, pobreza e desigualdade social na perspectiva do CMEI do município de São Jorge do Patrocínio

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Autor(es): dc.contributorZaionz, Rozane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorDalto, Helena Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53888-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Rozane Zaionz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo teve como objetivo geral analisar como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de São Jorge do Patrocínio tem se posicionado diante da pobreza. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, na qual foram investigados os documentos que orientam a Educação Infantil do município e também alguns documentos do CMEI, a fim de se verificar o que os mesmos trazem a respeito da pobreza, diversidade e desigualdade. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Educação (PME) de São Jorge do Patrocínio, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do CMEI, o material didático utilizado pelas turmas de pré-escola e os planejamentos das aulas das professoras dessas turmas. Os resultados da pesquisa revelaram que o PME do município e o PPP do CMEI abordam questões relativas à valorização da diversidade e erradicação da desigualdade, preconceito e discriminação, no entanto, adentram de maneira superficial no tema pobreza. O material didático utilizado nas turmas de pré-escola do CMEI aborda os temas diversidade e desigualdade, porém, não apresenta nada a respeito do tema pobreza. Nos planejamentos de aula das professoras das turmas de pré-escola tais temas se fazem ausentes. Apesar desse cenário de desconsideração do tema pobreza nos documentos orientadores, material didático e planejamentos das professoras, as informações contidas no PPP do CMEI revelaram que o mesmo sempre procurou realizar ações e projetos para lidar com a situação de pobreza das crianças que o frequentam e suas respectivas famílias.-
Formato: dc.format1 arquivo (23 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Título: dc.titleEducação infantil, pobreza e desigualdade social na perspectiva do CMEI do município de São Jorge do Patrocínio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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