Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Giovanna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53883 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p.22-23 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero dentro e fora da escola. Problematizo a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. Também reflete sobre como alguns instrumentos já' naturalizados pela sociedade, como a linguagem, o sistema escolar e a assimetria salarial entre homens e mulheres, sustentam e mantém o status quo patriarcal. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o tema. A análise possibilitou estruturar o texto em três intervalos: analisar os fatos para compreendê-los, compreender para propor e propor para mudar. Aponta saídas pela tomada de consciência crítica e mudança individual por meio da construção de um outro olhar que construa novas relações. Apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. A desvalorização do feminino e a desigualdade salarial ainda são pautas atuais do debate de gênero. Cabe ressaltar que, no final das contas, a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência | - |
Título: dc.title | Gênero na educação e educação de gênero : a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: