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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bruck. Isac | - |
Autor(es): dc.contributor | Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Joseli do Rocio Maito de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Wagner Fredo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53872 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53872 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores : Prof. Dr. Isac Bruck, Prof. Dr. Sérgio Antoniuk ; Profª. Drª. Joseli do Rocio Maito de Lima. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar. | - |
Formato: dc.format | 13 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recem-nascido prematuro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disturbios da aprendizagem | - |
Título: dc.title | Testes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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