Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koehler, Elaine Cristina da Silva, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Fabiana Benassi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53870 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Me. Elaine Cristina da Silva Koehler | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho buscou identificar a percepção e perspectiva atual e de futuro na vida de algumas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família antes e depois de receberem o benefício. Os dados coletados foram de entrevistas realizadas como atividade do módulo II do curso de Especialização Educação Pobreza e Desigualdade Social por meio de questionários com 249 famílias beneficiários do Programa Bolsa Família. No qual solicitou a cada cursista que entrevistasse ao menos uma família beneficiária. Os dados foram compilados pela coordenação do Curso de Pós-graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e disponibilizados a todos os cursistas. Destas, foram selecionadas 14 questões que versaram sobre a caracterização dos participantes e como percebiam o uso do benefício para a saúde, educação e alimentação. Os achados dessa pesquisa indicam que o Programa Bolsa Família parece trazer para a os beneficiários impactos positivos em seu cotidiano, ao mesmo tempo que contribui para diferentes percepções, principalmente no que se refere à escolaridade. Os resultados apontam para uma distância tênue entre o que esperam e o que de fato pretendem realizar no futuro. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
Título: dc.title | Programa Bolsa Família : percepções e perspectivas de vida atuais e de futuro na ótica de algumas famílias beneficiárias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: