
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Kraucher, Denise Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53856 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53856 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Ires Aparecida Falcade | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e educandas em idade escolar regularmente matriculados e matriculadas, e ainda, atendendo aos preceitos de que é função social da escola ser um espaço de formação humana, e garantir que essa matrícula esteja atrelada às Políticas Públicas que incentivam não só o ato de estar na escola, mas à necessidade de buscar permanência e sucesso escolares. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da consulta a referências atualizadas acerca do tema proposto (pesquisa bibliográfica de caráter explicativa e abordagem qualitativa) e também, através de pesquisa de campo e estudo de caso - ambas de caráter exploratório - verificada por meio de entrevista com dez educadores e educadoras do Colégio Estadual Bernardina Schleder, no município de União da Vitória - PR. Através da realização desta, pudemos compreender que há um percentual relativamente alto de educadores e educadoras que desconhecem a função social do Programa Bolsa Família, sabem pouco sobre as condicionalidades do mesmo, não o reconhecem como um Programa promotor na amenização das desigualdades sociais, e ainda, pouco compreendem sobre singularidades que temos no que diz respeito aos educandos e educandas na sua vida fora da escola, e que afetam direta e fortemente a aprendizagem destes. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (23 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Frequência escolar | - |
| Título: dc.title | Os saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: