Educação em direitos humanos X convivência escolar e diversidade

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Autor(es): dc.contributorPereira, Ires Aparecida Falcade 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKohut, Claudete Ana Romko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53843-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professora Ires Aparecida Falcade-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, objetivando amenizar os conflitos no ambiente escolar, transformando-o em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Trata-se de uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, a fim de transformar a escola em um ambiente menos hostil e mais respeitoso a toda forma de diversidade. Assim o referido projeto tem como premissa transformar o meio escolar em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Sendo um processo educativo que solucione os problemas, relacionados principalmente a violência, intolerância, e preconceito que cada vez se materializam com maior intensidade na escola pública e consequentemente na educação brasileira. Pois sabemos que a escola tem papel crucial na modificação e formação dos/as estudantes e indivíduos, é na escola o primeiro contato do mesmo com as diversas formas de cultura, de cor, de raça e sexo, uma vez que, a escola é um ambiente de circulação das diversidades. Em busca do resultado pretendido o artigo utilizou-se de uma metodologia bibliográfica e documental, onde por meio desses resultados constatamos e assim salientamos que a importância da educação em Direitos Humanos é inquestionável. Que sim, esta educação é o caminho para uma boa convivência escolar e respeito à diversidade, pois ela muito contribui para a formação e transformação das pessoas, onde todos os indivíduos sejam valorizados na diversidade, e o respeito seja um princípio existente entre todas as relações, independentemente de qualquer diferença, sempre alcançando e garantindo a dignidade humana, a ética e a justiça social. Despertamos nesses/as estudantes uma nova visão de mundo, onde ao sair do ambiente escolar os mesmos estejam e sejam conscientes do seu papel e da sua influência no mundo.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Título: dc.titleEducação em direitos humanos X convivência escolar e diversidade-
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