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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Lilian de, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Cano, Clarice Cortez Cassero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53840 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53840 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Me. Lilian de Medeiros | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Nos dias atuais as parcerias são a chave para uma sociedade mais justa e igualitária. A partir do momento que as diferentes esferas sociais, educacionais e políticas unem-se em prol de objetivos comuns visando o fortalecimento das questões de igualdade, melhora na qualidade de vida das pessoas em estado de vulnerabilidade social e garantia de acessibilidade e permanência dos estudantes na escola tem-se a concretização dos ideais democráticos e inclusivos. Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição da educação, da assistência social e políticas públicas no enfrentamento da condição de extrema pobreza no Brasil resgatando a dignidade das famílias que se encontram nesta situação. Especificamente verificar a educação e a assistência social como direito para igualdade. Este estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o assistente social indica possibilidades para o enfrentamento dos mais diversos problemas sociais vividos pelas famílias dos educandos que irão expressar essas adversidades na sua trajetória acadêmica sob os mais diferentes viesses. A escola por sua vez dispõe de profissionais com olhares que poderão estar auxiliando na atuação do assistente social tendo em vista a sua preparação para as questões sociais e pedagógicas buscando consolidar um elo positivo com as famílias facilitando desta forma a intervenção dos serviços da assistência social o que irá contribuir para o pleno exercício da cidadania e a implementação dos direitos sociais. Neste contexto O Estado apresenta significativa contribuição ao fortalecer e criar políticas públicas para uma distribuição de renda mais justa e uma maior responsabilidade no tocante às questões orçamentárias proporcionando às famílias em estado de vulnerabilidade social e exclusão condições de ascendência social como também às demais esferas envolvidas melhores condições de trabalho o que envolve recursos para a formação continuada dos profissionais, salários mais dignos, condições materiais como prédios adequados com acessibilidade, entre outros. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Familia - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistentes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistencia social | - |
| Título: dc.title | Educação, assistência social e a igualdade para todos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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