Educação, assistência social e a igualdade para todos

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Lilian de, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorCano, Clarice Cortez Cassero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53840-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Me. Lilian de Medeiros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nos dias atuais as parcerias são a chave para uma sociedade mais justa e igualitária. A partir do momento que as diferentes esferas sociais, educacionais e políticas unem-se em prol de objetivos comuns visando o fortalecimento das questões de igualdade, melhora na qualidade de vida das pessoas em estado de vulnerabilidade social e garantia de acessibilidade e permanência dos estudantes na escola tem-se a concretização dos ideais democráticos e inclusivos. Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição da educação, da assistência social e políticas públicas no enfrentamento da condição de extrema pobreza no Brasil resgatando a dignidade das famílias que se encontram nesta situação. Especificamente verificar a educação e a assistência social como direito para igualdade. Este estudo é uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o assistente social indica possibilidades para o enfrentamento dos mais diversos problemas sociais vividos pelas famílias dos educandos que irão expressar essas adversidades na sua trajetória acadêmica sob os mais diferentes viesses. A escola por sua vez dispõe de profissionais com olhares que poderão estar auxiliando na atuação do assistente social tendo em vista a sua preparação para as questões sociais e pedagógicas buscando consolidar um elo positivo com as famílias facilitando desta forma a intervenção dos serviços da assistência social o que irá contribuir para o pleno exercício da cidadania e a implementação dos direitos sociais. Neste contexto O Estado apresenta significativa contribuição ao fortalecer e criar políticas públicas para uma distribuição de renda mais justa e uma maior responsabilidade no tocante às questões orçamentárias proporcionando às famílias em estado de vulnerabilidade social e exclusão condições de ascendência social como também às demais esferas envolvidas melhores condições de trabalho o que envolve recursos para a formação continuada dos profissionais, salários mais dignos, condições materiais como prédios adequados com acessibilidade, entre outros.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFamilia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAssistentes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAssistencia social-
Título: dc.titleEducação, assistência social e a igualdade para todos-
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