O papel do pedagogo na rede municipal de ensino de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTaques, Mariana Fonseca-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSeidel, Silvia Leticia de Jesus Clemente-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53834-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Mariana Fonseca Taques-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a função do pedagogo, os desafios enquanto formador e a importância deste profissional para alcançarmos resultados satisfatórios na educação. Para isso precisa recuperar a identidade, conscientizar-se das atribuições e reconhecer-se como agente transformador capaz de contribuir de forma assertiva nos processos educativos. Para tanto, Almeida e Soares (2010) e Libâneo (2010) corroboram no resgate desta identidade e situam o pedagogo escolar em seu campo de atuação. No decorrer refletimos sobre o perfil profissional e os desafios enfrentados no cotidiano que, muitas vezes entravam o trabalho pedagógico. Abordamos ainda, a formação continuada como um dos momentos mais importantes do trabalho pedagógico com intenção de qualificar o trabalho docente levando-o a refletir sobre a prática. Neste sentido Placco (2011) aponta caminhos substanciais que auxiliarão na organização do trabalho pedagógico. Por fim, pedagogas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba puderam contribuir com apontamentos voltados ao cotidiano escolar em diferentes vertentes. Estas contribuições indicam o ponto de partida para políticas públicas voltadas a qualificação do trabalho do pedagogo escolar materializando assim, uma educação de qualidade.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO papel do pedagogo na rede municipal de ensino de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.