Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Seidel, Silvia Leticia de Jesus Clemente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53834 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Ms. Mariana Fonseca Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a função do pedagogo, os desafios enquanto formador e a importância deste profissional para alcançarmos resultados satisfatórios na educação. Para isso precisa recuperar a identidade, conscientizar-se das atribuições e reconhecer-se como agente transformador capaz de contribuir de forma assertiva nos processos educativos. Para tanto, Almeida e Soares (2010) e Libâneo (2010) corroboram no resgate desta identidade e situam o pedagogo escolar em seu campo de atuação. No decorrer refletimos sobre o perfil profissional e os desafios enfrentados no cotidiano que, muitas vezes entravam o trabalho pedagógico. Abordamos ainda, a formação continuada como um dos momentos mais importantes do trabalho pedagógico com intenção de qualificar o trabalho docente levando-o a refletir sobre a prática. Neste sentido Placco (2011) aponta caminhos substanciais que auxiliarão na organização do trabalho pedagógico. Por fim, pedagogas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba puderam contribuir com apontamentos voltados ao cotidiano escolar em diferentes vertentes. Estas contribuições indicam o ponto de partida para políticas públicas voltadas a qualificação do trabalho do pedagogo escolar materializando assim, uma educação de qualidade. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo na rede municipal de ensino de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: