Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTiecher, Adilson Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Silvana Aparecida Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53831-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecher-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições da relação afetiva para o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como acontece essa relação entre professor e aluno dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando para o fato de que a afetividade pode ser um fator determinante ocasionando impactos positivos e negativos no rendimento escolar de uma criança e em sua vida futura. A pesquisa traz reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Ao chegar à escola a criança se depara com um meio de relações sociais em que ela será integrada havendo um processo de transição do conhecido meio familiar para um ambiente com pessoas e coisas às vezes bastante desconhecidas, ocasionando medo, insegurança e ansiedade assim como novos relacionamentos e aprendizagem. Algumas crianças agem tranquilamente à esse processo interagindo com professores, colegas e os novos contextos sociais, outras porém, não realizam esse processo de transição tão facilmente necessitando da atenção de educadores com encaminhamentos redimensionados e apoio familiar. A partir de bibliografias educacionais e pedagógicas, este artigo traz uma fundamentação teórica sobre os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, com vistas a sensibilizar os professores sobre a importância deste tema. Portanto, pretende-se através desta pesquisa analisar e discutir como tem ocorrido a afetividade na prática pedagógica entre professor e aluno e como o professor tem utilizado das teorias do desenvolvimento baseando-se nas contribuições de alguns autores que relacionam a afetividade aliada à educação como ponto importante para melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos, fortalecendo suas relações sociais e seu desenvolvimento cognitivo.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleOs impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.