
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bueno, Marco Aurelio Pereira, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Peixoto, Carina Aparecida Tardelli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53829 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53829 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me Marco Aurelio P. Bueno | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Analisei, nesta pesquisa, as imagens construídas pelos professores, da rede pública de ensino, acerca dos jovens beneficiários do Programa Bolsa Família. A complexidade do tema se destaca por sua ambiguidade, imprecisão e pelo seu caráter historicamente construído, o que provoca uma pluralidade conceitual. Após verificar no Sistema Presença (Ministério da Educação), qual era o Colégio Estadual do município de União da Vitória, Estado do Paraná, com maior número de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família, realizei entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que ministram aulas para os jovens beneficiários do colégio escolhido. As entrevistas foram transcritas e transformadas em roteiros para a análise dos discursos. Através desta análise, podemos observar que os professores entrevistados do colégio, possuem uma imagem do jovem em situação de pobreza, como sujeito da falta social e econômica, que se justifica pela desestruturação familiar. Essa visão impede uma apreensão dos modos pelos quais os jovens das camadas populares, que vivem em situação de pobreza, constroem suas vivências. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (26 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço social com jovens | - |
| Título: dc.title | Crianças e adolescentes em situação de pobreza : olhares e construções dos professores de um colégio de União da Vitória sobre alunos beneficiários do Programa Bolsa Família | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: