O papel do assistente social na educação pública

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Autor(es): dc.contributorSoczek, Daniel-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Bruna Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53827-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Daniel Soczek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo tem como finalidade abordar o papel do assistente social na educação pública diante de um contexto neoliberal e desvelar como o profissional de serviço social poderá desenvolver o seu trabalho no campo educacional, com vista à emancipação social remetendo-se ao pensamento de Gramsci na Educação. Para abordar sobre o contexto neoliberal fundamentou-se em autores como Cruz (2013), Medeiros e Saikkonen (2013). Martins (2012), contribui para elucidar o pensamento de Gramsci na Educação e os autores Almeida (2003), Santos (2012) e Carnelossi (2015), ajudaram esclarecer quais as ações o assistente social que trabalha na educação poderá desempenhar e aponta para atividade que contradiz com o Código de Ética do Serviço Social como o acompanhamento ao (des)cumprimento do Programa Bolsa Família. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que as reflexões indicam que o assistente social poderá desenvolver ações com outros profissionais que trabalham no campo educacional, oportunizando e mobilizando a sociedade para participar dos espaços de decisões, principalmente no âmbito escolar.-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAssistentes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleO papel do assistente social na educação pública-
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