Esclarecendo alternativas ao ensino disciplinar para educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorMaria Neto, Alzino José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53816-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Lenir Maristela Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho foi elaborado buscando refletir sobre a importância dos currículos institucionais inclusivos na educação, tais currículos se comprometem com a educação do futuro que poderá se refletir em transformações sociais para a melhoria da qualidade de vida de todos. As discussões que envolvem o ensinar e o aprender são recorrentes nos campos de estudos de currículos, por isto, o trabalho aborda questões sobre a perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva rompendo com o paradigma disciplinar e os mecanismos que são contrários à emancipação do sujeito. Através da metodologia de referencial teórico o presente trabalho busca nos convida a uma reflexão comparativa entre algumas propostas curriculares inovadoras e as tradicionais que insistem trabalhar disciplinarmente. Entre os objetos de estudo e que foram citadas neste trabalha estão a Escola da Ponte, Projeto Âncora, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles. Nos objetivos específicos, em complemento com esta proposta é importante compreender os conceitos da interdisciplinaridade na perspectiva curricular que compreende a educação do futuro como um ideal necessário para transformações sociais. Por meio de pesquisas bibliográficas iremos também compreender o significado de um currículo e ainda propor comparações entre diversas alternativas curriculares que tem como meta a educação inclusiva provocando assim um diálogo comparativo, demonstrando a ineficiência do currículo tradicional disciplinar.-
Formato: dc.format1 arquivo (30 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectMetodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia contemporanea-
Título: dc.titleEsclarecendo alternativas ao ensino disciplinar para educação inclusiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.