Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lenir Maristela, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Neto, Alzino José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53816 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Lenir Maristela Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi elaborado buscando refletir sobre a importância dos currículos institucionais inclusivos na educação, tais currículos se comprometem com a educação do futuro que poderá se refletir em transformações sociais para a melhoria da qualidade de vida de todos. As discussões que envolvem o ensinar e o aprender são recorrentes nos campos de estudos de currículos, por isto, o trabalho aborda questões sobre a perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva rompendo com o paradigma disciplinar e os mecanismos que são contrários à emancipação do sujeito. Através da metodologia de referencial teórico o presente trabalho busca nos convida a uma reflexão comparativa entre algumas propostas curriculares inovadoras e as tradicionais que insistem trabalhar disciplinarmente. Entre os objetos de estudo e que foram citadas neste trabalha estão a Escola da Ponte, Projeto Âncora, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles. Nos objetivos específicos, em complemento com esta proposta é importante compreender os conceitos da interdisciplinaridade na perspectiva curricular que compreende a educação do futuro como um ideal necessário para transformações sociais. Por meio de pesquisas bibliográficas iremos também compreender o significado de um currículo e ainda propor comparações entre diversas alternativas curriculares que tem como meta a educação inclusiva provocando assim um diálogo comparativo, demonstrando a ineficiência do currículo tradicional disciplinar. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (30 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia contemporanea | - |
Título: dc.title | Esclarecendo alternativas ao ensino disciplinar para educação inclusiva | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: