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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Soczek, Marcia Barbosa, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Alda do Perpétuo Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:40:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:40:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53812 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Mestre Marcia Barbosa Soczek | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo analisa de que forma a pobreza está presente nos documentos que orientam a educação municipal em Curitiba e em que medida isto contribui para o enfrentamento à pobreza e à desigualdade social no município. O texto parte do pressuposto que a educação é um direito, mas que este não é exercido de forma equânime devido a vários fatores, entre os quais, a pobreza e a desigualdade social. A partir do método qualitativo, pesquisa bibliográfica e documental, incluindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, o Projeto Equidade e dados do Censo 2010, verificou-se a existência de um contingente de pobres que frequentam as escolas municipais de Curitiba e que, em 2015, a Prefeitura Municipal de Curitiba, via Secretaria Municipal de Educação, implantou o Projeto Equidade em algumas escolas da rede municipal de ensino, localizadas em regiões pobres da cidade, a fim de resolver ou minimizar os problemas de aprendizagem verificados nos resultados de avaliação de larga escala. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (28 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | O enfrentamento da pobreza e da desigualdade social na rede municipal de ensino de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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