O enfrentamento da pobreza e da desigualdade social na rede municipal de ensino de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorSoczek, Marcia Barbosa, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Alda do Perpétuo Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53812-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Mestre Marcia Barbosa Soczek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo analisa de que forma a pobreza está presente nos documentos que orientam a educação municipal em Curitiba e em que medida isto contribui para o enfrentamento à pobreza e à desigualdade social no município. O texto parte do pressuposto que a educação é um direito, mas que este não é exercido de forma equânime devido a vários fatores, entre os quais, a pobreza e a desigualdade social. A partir do método qualitativo, pesquisa bibliográfica e documental, incluindo as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, o Projeto Equidade e dados do Censo 2010, verificou-se a existência de um contingente de pobres que frequentam as escolas municipais de Curitiba e que, em 2015, a Prefeitura Municipal de Curitiba, via Secretaria Municipal de Educação, implantou o Projeto Equidade em algumas escolas da rede municipal de ensino, localizadas em regiões pobres da cidade, a fim de resolver ou minimizar os problemas de aprendizagem verificados nos resultados de avaliação de larga escala.-
Formato: dc.format1 arquivo (28 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleO enfrentamento da pobreza e da desigualdade social na rede municipal de ensino de Curitiba-
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