Perspectivas sobre o ensino em direitos humanos na educação básica de Laranjeiras do Sul - Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorOzório, Viviane Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53798-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Ms. Rosemeri T. F. da Rocha Rodrigues-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo dessa pesquisa foi levantar o conhecimento que os docentes de Laranjeiras do Sul têm sobre o tema Direitos Humanos na escola. A metodologia de pesquisa selecionada foi revisão de literatura e a aplicação de questionários a um grupo de professores de um colégio público estadual do município de Laranjeiras do Sul no oeste paranaense. Os resultados alcançados demonstram que as concepções, críticas e perspectivas sobre o tema Direitos Humanos na escola, por parte desse grupo de docentes, expressam a esperança da aplicação dos conteúdos ligados ao tema contribuir na formação do cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e deveres e na capacidade que terão de se expressar e valorizar sua dignidade e seu poder de transformação na cultura em que vivem. Foi possível também perceber que a expectativa de movimento de superação das desigualdades sociais e da promoção da cidadania está presente em todos os discursos. Sendo os docentes atores principais na mediação do ensino, constata-se que a educação em Direitos Humanos poderá ser grande aliada na construção e efetivação da cidadania dos alunos.-
Formato: dc.format1 arquivo (25 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePerspectivas sobre o ensino em direitos humanos na educação básica de Laranjeiras do Sul - Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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