Programa Bolsa Família : a condicionalidade da educação e a frequência escolar no município de Cascavel/Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Diana Cristina de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSouza, Veronice Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53795-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Dr(a). Diana Cristina Abreu-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Pós-Graduação Latu Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, promovida pela SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão em parceria com o Setor de Educação da UFPR - Universidade Federal do Paraná pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo geral foi a análise da condicionalidade da Educação no período de 2007 e 2014, verificando os índices de Evasão Escolar. Também foi realizada a análise dos Motivos da Baixa Frequência entre os beneficiários do Programa Bolsa Família no Município de Cascavel, Estado do Paraná, nos anos de 2013 a 2014. A metodologia utilizada foi a de coleta de dados, fontes primárias, junto a SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, que continham os resultados do Sistema Frequência, com informações sobre os motivos de Baixa Frequência. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos dados referentes aos índices de Evasão Escolar constantes nos sites do IBGE e INEP - Censo Escolar. A partir da análise, foi possível comprovar estatisticamente que durante a implementação do referido programa houve a efetiva baixa dos Índices de Evasão, em todo Brasil, o que se refletiu no Estado do Paraná e no Município de Cascavel. Também pode-se observar que a condicionalidade da Educação não impede que dentre os beneficiários do programa exista um número significativo de alunos com baixa frequência escolar. Os quatro motivos mais recorrentes dessa baixa frequência são: tratamento de doença e atendimento à saúde do aluno; motivo de negligência dos pais ou responsáveis, onde a escola aciona a família, sem resultados; o motivo sem identificação, onde a família não informou a escola o motivo da não frequência do aluno e o desinteresse e/ou desmotivação escolar, onde a escola declara que vem agindo no sentido de identificar a causa do desestímulo.-
Formato: dc.format1 arquivo (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFrequência escolar-
Título: dc.titlePrograma Bolsa Família : a condicionalidade da educação e a frequência escolar no município de Cascavel/Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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