A pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografia

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Autor(es): dc.contributorGrochoska, Marcia Andreia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSaab, Thiago Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53792-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Marcia Andréia Grochoska-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo visa realizar uma análise sobre os documentos oficiais (PCN's; DCN's; e o Caderno de expectativas) de Geografia, visando a compreensão de como estes abordam a produção histórica da pobreza e se as vivências dos coletivos pauperizados estão inseridas nos referidos documentos. Assim, evidencia-se o intuito de responder o seguinte questionamento: como o currículo formal da disciplina de Geografia do ensino fundamental II abrange as vivências da pobreza e de que forma possibilita ou não a compreensão da produção histórica dessa. A metodologia que alicerçou esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como suporte teórico bibliografias cujo vínculo principal se refira à temática de análise. Não obstante, lançou-se mão de uma análise documental dos currículos da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II (PCN's - 1998, e DCN's - 2013, e os Cadernos de Expectativas de Aprendizagem do Paraná - 2012). Como resultado, percebeu-se que não há nos documentos oficiais analisados qualquer debate sobre as raízes da pobreza, bem como não há a inserção das vivências materiais e imateriais dos coletivos pauperizados.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleA pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografia-
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