Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Grochoska, Marcia Andreia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Autor(es): dc.creator | Saab, Thiago Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53792 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53792 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Marcia Andréia Grochoska | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo visa realizar uma análise sobre os documentos oficiais (PCN's; DCN's; e o Caderno de expectativas) de Geografia, visando a compreensão de como estes abordam a produção histórica da pobreza e se as vivências dos coletivos pauperizados estão inseridas nos referidos documentos. Assim, evidencia-se o intuito de responder o seguinte questionamento: como o currículo formal da disciplina de Geografia do ensino fundamental II abrange as vivências da pobreza e de que forma possibilita ou não a compreensão da produção histórica dessa. A metodologia que alicerçou esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como suporte teórico bibliografias cujo vínculo principal se refira à temática de análise. Não obstante, lançou-se mão de uma análise documental dos currículos da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II (PCN's - 1998, e DCN's - 2013, e os Cadernos de Expectativas de Aprendizagem do Paraná - 2012). Como resultado, percebeu-se que não há nos documentos oficiais analisados qualquer debate sobre as raízes da pobreza, bem como não há a inserção das vivências materiais e imateriais dos coletivos pauperizados. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (22 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Título: dc.title | A pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: