A pobreza na educação infantil : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Jasmine, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Terezinha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53791-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pobreza representa uma infeliz realidade de uma grande parcela da sociedade brasileira. Diante desse fato, as principais atitudes que os governos buscam são ações planejadas para combater e tentar melhorar a situação de vida dos pobres, incluindo a educação como um dos meios mais viáveis para o enfrentamento a pobreza na busca pela ascensão econômica das famílias desfavorecidas economicamente. Buscando refletir sobre a contribuição da escola no enfrentamento a pobreza, realizou-se esta pesquisa, através de um estudo de campo desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil da Lapa-PR, visando averiguar suas ações no enfrentamento da pobreza dos seus alunos, oriundos de uma comunidade de classe baixa, localizada na periferia do município. Buscou-se referência na legislação educacional brasileira e ainda em autores que abordam sobre a temática da educação, tais como Saviani (2011) que defendem a educação como peça-chave do desenvolvimento social, e discutem sobre a importância da escola pública e a qualidade dos seus serviços, com vistas a garantir um dos principais direitos sociais dos cidadãos.-
Formato: dc.format1 arquivo (18 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA pobreza na educação infantil : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.