Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAngrewski, Elisandra-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorValério, Sylmara Aparecida Bontorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:00:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:00:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53788-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaão, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da extrema pobreza. Para tal, partiu-se da análise documental do PPP do Colégio Estadual do Campo São Jorge, do distrito de Terra Nova, no município de São Jerônimo da Serra, situado no Paraná. A pesquisa revelou um PPP bem elaborado, abrangente, com referências à pobreza, mas, com uso de outros sinônimos, sem utilizar-se da palavra "pobreza". No entanto, pode-se concluir, por meio da análise documental e da vivência da pesquisadora nesta escola, que a prática cotidiana na escola não condiz com o documento. Neste artigo foram levantados alguns fatores que podem ser os responsáveis pelo distanciamento entre a prática cotidiana e o documento orientador, destaca-se a grande rotatividade de profissionais e a ausência de profissionais residentes na comunidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (19 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Título: dc.titleCurrículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.