Alimentação escolar como programa de apoio ao desenvolvimento infantil

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Autor(es): dc.contributorArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorKehl, Solange Triunfo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53785-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Yvelise Arco Verde-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola, ao longo do tempo, apresentou o objetivo de homogeneizar sua clientela, esquecendo ou ignorando por vezes, as diferenças e o contexto, suas possibilidades, principalmente econômicas. A questão alimentar, por exemplo, exerce influencia direta na aprendizagem da criança, não somente no período em que está dentro do ambiente escolar, como no espaço externo à escola. O desenvolvimento da inteligência está relacionado a ingestão dos nutrientes necessários e crianças com menor poder aquisitivo nem sempre recebem uma alimentação adequada em seus primeiros anos de vida. A alimentação escolar é importante no sentido de garantir que a criança aprenda hábitos alimentares saudáveis e possa estar alimentada ao menos no período em que está na escola garantindo assim, que ela possa aprender como as demais. O presente trabalho buscou a luz da bibliografia produzida, compreender a relação da alimentação com a aprendizagem e através da consulta em dados oficiais compreender a história da alimentação escolar que originou o atual Programa de Alimentação Escolar e sua abrangência. A ampliação dos conhecimentos aconteceu através da observação da realidade local onde se buscou dados referentes ao município de Guaratuba, estado do Paraná no que tange à abrangência e importância da alimentação escolar com entrevista à nutricionista do município. Com a pesquisa de campo, com entrevistas com profissionais da área, constatou-se a importância da merenda e alimentação nos Centros de Educação Infantil onde as crianças passam o dia todo e recebem quatro refeições bem como na escola onde a merenda faz a diferença na vida da criança carente que não leva o seu lanche de casa e tem nela, sua fonte de energia.-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição-
Palavras-chave: dc.subjectMerenda escolar-
Título: dc.titleAlimentação escolar como programa de apoio ao desenvolvimento infantil-
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