
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Autor(es): dc.creator | Grigol, Sirlei Regina Bertochi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:51:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:51:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/53784 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53784 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Mª. Rosemeri T. F. da R. Rodrigues | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa trabalhou com o fenômeno da evasão escolar no Município de Ampére, Estado do Paraná, a partir da perspectiva do corpo docente. A metodologia escolhida utilizou levantamentos bibliográficos e uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionário aos professores de uma das escolas estaduais que oferecem ensino do 6º ao 9º ano - em que os índices de evasão escolar estavam mais elevados. Os resultados alcançados permitiram a identificação dos aspectos que levam os (as) estudantes à prática da evasão escolar. Tratando da evasão com variáveis relativas ao contexto escolar, os professores participantes desta pesquisa afirmam que um dos fatores que integra a permanência do aluno na escola é a oferta de ensino de qualidade com bons professores que incentivem os (as) estudantes a frequentar a sala de aula. O bom domínio dos conteúdos e diversificação das metodologias utilizadas também recebeu destaque na percepção dos professores como importantes para a permanência dos alunos na escola. Outros fatores apontados foram as questões da desigualdade social encontradas no contexto familiar que sugerem que o (a) aluno (a) evade-se da escola para ingressar no mercado de trabalho formal ou informal com a intenção de auxiliar nas despesas familiares ou para benefício próprio. O Programa Bolsa Família foi considerado pelos professores como ferramenta aliada à educação brasileira que vem de encontro ao enfrentamento da problemática da evasão já que gera incentivo à frequência escolar. Outros aspectos considerados a partir do trabalho com este tema é de que a evasão escolar pode ser combatida através de programas de fortalecimento às escolas como investimentos físicos e estruturais, modernização dos espaços, capacitação e incentivo aos docentes e também aumento dos investimentos em políticas de enfrentamento a pobreza. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de primeiro grau | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | Perspectiva dos professores sobre evasão escolar e desigualdade social na Escola Estadual Cândido Portinari, município de Ampére/PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: