Bolsa Família e a permanência do aluno na escola : um estudo de caso do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP - no município de Cornélio Procópio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAngrewski, Elisandra-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorSilva, Silvia Regina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/53783-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/53783-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Elisandra Angrewski-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo, tendo como foco a Educação, aborda a permanência dos alunos beneficiários do programa Bolsa Família das 1ª séries do Ensino Médio do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP do município de Cornélio Procópio, a partir da condicionalidade de frequência escolar mínima presente no desenho do referido programa de transferência de renda. Para tanto a metodologia adotada foi a análise documental do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), do Sistema Presença do Programa Bolsa Família e das leis e resoluções que regulamentam o programa. Neste sentido buscou-se saber em que medida o Programa Bolsa Família contribui para a permanência dos alunos na escola e, após investigação, observou-se que as condicionalidades do Programa Bolsa Família podem ser vistas como iniciadoras de um processo de reciprocidade dos beneficiários com o Estado. Também observou-se que a transferência de renda vinculada a frequência fortalece o compromisso de pais ou responsáveis com o acesso e a permanência desses alunos.-
Formato: dc.format1 arquivo (14 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de sustentaçao de renda-
Palavras-chave: dc.subjectFrequência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleBolsa Família e a permanência do aluno na escola : um estudo de caso do Colégio Estadual Castro Alves - EFMP - no município de Cornélio Procópio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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